Que a mulher não tem um pingo de paz, todo mundo já sabe. A gente sempre precisa encontrar tempo para deixar uma jantinha pronta, uma casa cheirosa e um corpinho sarado. A gente precisa ser forte, ser guerreira, porque afinal de contas, “não era isso que queriam com o feminismo, poder fazer tudo”? Show de horrores à parte, no fim das contas, a mulher de 2022 encontra tempo para absolutamente tudo e todos, menos para ela. Quem é que está administrando o tempo de quem cuida? Será que não estamos nos transformando em mulheres polvo abraçando todos ao nosso redor, enquanto nos sobrecarregamos sem reservar tempo de qualidade para “só de vez em quando”, abraçar a nós mesmas?
“Tempo é dinheiro”, eles mesmos disseram! O fato é, que enquanto doamos o nosso para facilitar a vida dos outros, acabamos deixando para trás nossos próprios sonhos e projetos, sendo apenas um trampolim facilitador para a realização dos sonhos e projetos de outras pessoas. É aquela velha história: quem precisou ficar acordada para eles conseguirem descansar?
Pensando nisso, resolvi escrever um texto sobre a técnica do pomodoro e me desculpem vocês por falar de algo que pode lembrar da cozinha. Sei que ninguém aqui aguenta mais aprender receita de nada, muito menos pensar em algo que pode fazer com que a louça sobre para você mais tarde, mas calma, é bem melhor do que parece!
Como foi desenvolvida
A técnica pomodoro, foi desenvolvida em 1988 pelo italiano Francesco Cirillo, que em busca de aumentar sua produtividade nos estudos no primeiro ano de faculdade, acabou utilizando um timer de cozinha para organizar melhor seus afazeres. Em 1992, ao perceber que seu método era eficaz, finalmente o divulgou para o mundo, e o mesmo ficou conhecido como técnica de pomodoro, pois o timer utilizado inicialmente por Francesco, tinha o formato de um tomate (pomodoro em italiano).
Como executar a técnica
Pode ser executada por qualquer pessoa e é extremamente simples na teoria. Tudo o que você precisa, é determinar a tarefa a ser executada e reservar duas horas de sua vida para fazer isso. Cada pomodoro (duas horas) é dividido em quatro pomodoris (25 minutos) e a cada pomodori, você vai descansar por cinco minutos. Complicou? Ok, vamos lá! Primeiro, você vai realizar uma atividade (ou parte de uma atividade) por vinte e cinco minutos, quando acabar esse tempo, vai descansar cinco minutos e depois focar novamente por mais vinte e cinco minutos e assim sucessivamente, até completar duas horas, ou seja, um pomodoro.
De acordo com o livro “The Pomodoro Technique” de autoria do próprio Francesco, a técnica foi desenvolvida justamente para usar o tempo a nosso favor, para nos capacitar a melhorar em nossos processos, além de fazer o que queremos, como e quando queremos.
Quando utilizamos a técnica Pomodoro, não só entendemos aquilo que nos impede de produzir, como também criamos disciplina para realizar o que de fato precisamos para tomar as rédeas de nossas vidas.
No fim das contas, na prática, quantas de nós sequer conseguem dedicar duas horas a si mesmas? Quantas de nós não estão doando esse tempo, para que outras pessoas consigam terminar seus pomodoros? Vamos galera, mulheres! Vamos mostrar com quantos tomates se faz uma CEO da própria vida!
[…] técnica Pomodoro consiste em dividir seu dia em blocos de tempo de produção e blocos de tempo de intervalo entre […]