Plantas em Casa – quais são os cuidados básicos com as que tenho em casa

plantas em casa

Uma das primeiras coisas que pensei em comprar quando vim morar sozinha, foram umas plantas para enfeitar e melhorar o ar da casa. Por isso, hoje resolvi compartilhar quais plantas eu tenho em casa e quais cuidados básicos tenho com elas.

Eu sempre fui apaixonada por decoração rústica. E queria trazer algo do estilo para minha casa. Apesar de não ter um espaço bacana para montar um super jardim, eu dei um jeito de dedicar espaços da casa para minhas plantinhas.

E minha relação com elas é muito engraçada. Primeiro, porque eu achei que nenhuma delas vingaria. Aquela sensação estranha de se auto sabotar e achar que não fazemos nada direito.

Por isso, quando os primeiros botões começaram a abrir, eu fiquei muito feliz e quis continuar fazendo um bom trabalho.

A verdade é que as minhas plantas refletem muito meu estado emocional. Quando eu estou bem e feliz, elas também estão. Vivas e coloridas! Mas quando estou em momentos mais introspectivos, passando por certas dificuldades, elas acabam sentindo os efeitos da minha tristeza.

Só que assim como eu não desisto de continuar caminhando e sendo feliz, também não desisto delas. Continuo regando-as diariamente, podando as folhas mortas e tendo o cuidado de não as deixar muito expostas em casos de tempestades.

Plantas em casa: espécies e os cuidados básicos com cada uma delas

Agora vou contar um pouco das plantas de casa que eu tenho em casa e quais cuidados tenho com elas, vamos conferir?

1. Espadinhas

A primeira planta que tive em casa, foi um vaso grande e recheado de Espadinhas. Essa planta foi um presente do meu vizinho que tem uma casa recheada de plantas e ao perceber meu interesse pelo tema, acabou me presenteando com essa planta.

Apesar de precisar de muita luminosidade, ela é uma planta que não precisa de tanta rega e pode ser ideal para ficar dentro de casa. Ela não cresce muito (crescem cerca de uns 15cm) e são lindas para decorar os ambientes.

espadinhas

Essa é uma das plantas que tenho há mais tempo e que me dá menos trabalho. Ela se adapta bem a qualquer ambiente e não exige tantos cuidados. Desde quando a ganhei, a reguei umas duas vezes na semana e ela continua verde e bonita como sempre esteve. Por ter sido cultivada em solo fértil e rico, mantém a boa saúde mesmo sem tantas regas.

2. Petúnia

A muda de petúnia foi uma das primeiras que comprei quando comecei essa jornada de mãe de planta. Eu queria uma planta de sol, que pudesse ficar na varanda e que pudesse cair no vaso com um efeito cascata, e essa foi uma ótima escolha.

A Petúnia é uma planta herbácea, originária da América do Sul, que encanta a todos por suas cores vivas. Da família Solanaceae, é como uma parente do tabaco. Mas é muito conhecida por suas flores pequenas e coloridas.

quais plantas tenho em casa: petúnia
Foto: Unsplash

Podemos encontrar petúnias das seguintes cores: azul, rosa, púrpura, laranja, vermelha e branca. As que tenho em casa são vermelhas e brancas.

Essa é uma planta que se dá muito bem em temperaturas mais frescas e amenas, por este motivo se deu muito bem no continente Europeu. Aqui no Brasil, é muito comum vê-la mais para o Sul do país e em países vizinhos.

No entanto, apesar de não gostar de temperaturas muito altas, ela é uma planta que precisa da luz do sol para florescer com vigor, por conta da luminosidade.

Como essa é uma planta que não cresce tanto (ela cresce no máximo uns 30 cm), eu a coloquei na janela da cozinha, então quando ela cresce fica “caída” na parede externa da cozinha, em um vaso grande com furos no fundo para que haja uma boa drenagem do solo após a rega.

3. Samambaia

A Samambaia era uma planta que eu namorava muito antes de ter a minha casa. Isso porque, eu sempre ficava babando nas estantes de livros decoradas com uma samambaia em cima.

Como disse no começo no texto, eu amo a decoração rústica e tudo o que remete à natureza. Então já tinha em mente de que quando tivesse o meu cantinho, investiria em uma decoração desse estilo.

quais plantas tenho em casa: samambaia
Foto: VIX

E foi isso que eu fiz, depois de comprar uma estante branca para colocar meus livros – detalhes que eu já tinha uma estante verde, que comprei de segunda mão. Comprei duas samambaias, mas por questão de espaço, acabei ficando apenas com uma.

Só que eu encontrei um problema. A samambaia é uma planta que requer rega contínua e era um trabalhão ter que colocar e tirar a planta de cima da estante toda vez que tivesse que regar. Então meus planos de decoração foram frustrados.

Acabei colocando-a na varanda de casa por ela precisar de luminosidade natural, mas sempre a coloco para dentro quando está ventando muito forte.

4. Lírio da Paz

A muda de Lírio da Paz eu comprei junto com a muda da Petúnia, mas essa é uma das plantas que eu não consegui cuidar corretamente. Originária da América Central e América do Sul, é uma planta muito linda para decorar centros de mesa, com suas folhas verdes e sua pétala única branca.

plantas que tenho em casa lírio da paz

Essa é, com certeza, uma das minhas maiores frustrações. Mas ainda não desisti. Recentemente a flor do Lírio da Paz voltou a florescer, mas tão logo morreu novamente. Ainda estou na dúvida se tento recuperá-la ou se compro outra muda e começo o processo todo de novo.

5. Pingo de Ouro

Eu tenho uma outra planta na parede externa de casa, que acredito se chamar Pingo de Ouro. Quase não a coloquei aqui, pois não tinha a certeza do nome. Mas acredito que seja esse mesmo.

Essa, além da Petúnia, são minhas plantas favoritas por terem flores bem coloridas.

Uma curiosidade sobre o Pingo de Ouro é que ele nasceu de um cruzamento de plantas, ele surgiu a partir da mutação da violeteira.

pingo de ouro

As flores dessa planta são pequenas e podem ganhar uma coloração arroxeadas, brancas ou róseas e surgem na primavera e no verão. A moda que tenho aqui em casa, as flores são arroxeadas.

Ela também demanda muito cuidado na rega. Caso eu não mantenha uma rotina equilibrada e mantenha o solo sempre úmido, ela seca rapidamente. A recuperação dela também é bem rápida e é uma planta que precisa de sol para se desenvolver.

Conclusão

Por ser a minha primeira experiência com plantas, claro que vou errar e acertar em medidas diferentes. Conforme vou conhecendo mais esse universo, mais eu me apaixono.

Tenho o desejo de plantar alguns temperos, mas para isso eu precisaria ter uma casa com um espaço maior na varanda. Já não tenho mais onde colocar plantas.

Mas a verdade é que cuidar delas é como uma terapia natural, como eu disse no começo no texto, elas refletem exatamente o meu estado emocional, é como se fosse uma simbiose. E toda vez que eu cuido das minhas plantinhas, parece que estou regando um pedaço seco dentro de mim.

Agora me conta aqui nos comentários se você tem plantas em casa, de quais espécies e quais são os cuidados básicos que você tem com elas.

2 Comments

  1. […] suculentas e cactos dão um charme na decoração da sua casa. Mas, as plantas exigem cuidados específicos para se manterem bonitas e […]

  2. […] +Leia também: Plantas em Casa – quais são os cuidados básicos com as que tenho em casa […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

[instagram-feed]