Herpes na Boca: saiba o que é, possíveis causas e como tratar

herpes na boca como tratar

A herpes na boca se tornou assunto após o participante do Big Brother Brasil, Eliéser, aparecer beijando Natália Deodato. Isso não seria nada demais se não fosse o fato dele estar com a herpes labial ativa.

herpes labial no bbb22

Por isso, hoje vamos explicar um pouco mais sobre essa infecção, quais são os sintomas, as causas e os possíveis tratamentos.

O herpes labial é uma infecção causada pelo vírus herpes simplex, que provoca o aparecimento de bolhas ou feridas mesmo nos lábios ou na região em volta deles. Podem coçar, causar formigamento na região e, em alguns casos, até dor.

A herpes na boca é altamente contagiosa e é repassada através do contato direto, ou seja, através de beijos ou pela utilização de objetos compartilhados, como copos, talheres, cigarros e até mesmo toalhas.

Geralmente, o sistema imunológico combate o vírus, curando a infecção, mas existem alguns remédios, como os antivirais que podem ser aplicados diretamente no local para tratamento rápido.

Principais sintomas da herpes labial

Os principais sintomas da herpes na boca são:

  • Feridas nos lábios (geralmente pequenas, com pequenos sangramentos);
  • Bolhas sensíveis ao toque;
  • Dor ao movimentar a boca para comer ou falar;
  • Rachaduras nos lábios;
  • Coceira e vermelhidão na região dos lábios.

Na maioria dos casos, é possível perceber os sintomas da herpes labial em até 48 horas antes de estourar as bolhas ou surgirem as primeiras feridas. Os principais sintomas nestes casos são o formigamento e uma coceira constante na região, vermelhidão e desconforto na hora de movimentar a boca.

O que provoca herpes na boca?

A herpes na boca, causada pelo vírus herpes simplex, pode ficar no corpo durante anos vivendo de forma “adormecida” a maior parte do tempo. No entanto, existem alguns fatores que provocam o “despertar” do vírus e, normalmente, estão relacionados ao enfraquecimento do sistema imunológico.

Os principais fatores que desencadeiam a herpes na boca são:

  • Infecções, como gripes ou resfriados;
  • Estresse excessivo;
  • Doenças autoimunes, como HIV ou lúpus;
  • Uso contínuo de antibióticos;
  • Exposição exacerbada ao sol.

Em algumas situações, algumas pessoas podem ser infectadas pelo vírus da herpes, porém nunca apresentar os sintomas.

Porque o sol dá herpes?

O sol, mesmo que em baixas temperaturas,  é responsável por baixar a imunidade de uma pessoa. Por isso é comum que pessoas que contenham o vírus acabem sendo afetadas com uma crise de herpes labial após passar algumas horas tomando sol.

Apesar dos mecanismos da herpes não serem totalmente conhecidos, suspeita-se que o problema esteja relacionado ao enfraquecimento do sistema imunológico de quem já possui o vírus dentro de si.

Por isso, o paciente que é sempre afetado com crises de herpes deve utilizar protetor labial, com um fator de proteção acima de 30. O produto deve ser reaplicado a cada 2h.

Como curar rápido herpes na boca?

Para curar rápido a herpes na boca, diminuindo assim a dor e o desconforto, além do risco de contaminação, você pode utilizar uma pomada para herpes na boca, como o Aciclovir, a cada 2 horas. Assim que os primeiros sintomas (como a coceira, dor, bolhas ou vermelhidão) surgirem.

Normalmente, a herpes labial não requer nenhum tipo de tratamento específico ou intervenção médica, já que o próprio organismo combate a infecção em torno de 10 dias.

Entretanto, para alívio dos sintomas, você pode se consultar com um médico especialista para que ele possa receitar as melhores pomadas e medicamentos que vão acelerar o processo de cura.

Em situações mais graves, quando o herpes se espalha em outras partes do corpo (podendo atingir as partes íntimas) ou quando leva mais de 10 dias para curar totalmente, o médico pode receitar antivirais orais, que servem como um reforço para ajudar o sistema imune no combate ao vírus.

Esses casos são mais comuns em pessoas que já fazem tratamento contra câncer ou doenças autoimunes, por exemplo.

Como evitar pegar herpes labial?

Se você não quer pegar herpes na boca, você deve evitar:

  • Beijar pessoas com ferida na boca;
  • Utilizar objetos usados por outras pessoas, principalmente toalhas de rosto, copos, talheres e cigarro;
  • Usar batom de pessoas desconhecidas;
  • Comer ou provar comida de outras pessoas (utilizando o mesmo talher);
  • Sabonetes em espaços públicos (caso vá passar uns dias na casa de uma amiga ou vá viajar, opte sempre por levar sabonete líquido).

Esses são alguns cuidados básicos caso você queira evitar pegar herpes labial. Lembrando que o mais importante de tudo é evitar o contato direto com tudo que possa ter estado na boca ou mãos de alguém afetado pelo vírus.

Complicações da herpes

Pessoas com sistema imunológico mais enfraquecido, como grávidas, recém-nascidos e pacientes em tratamento de câncer podem apresentar complicações durante o tratamento.

Nestes casos, a infecção pode demorar ainda mais para desaparecer por completo e pode acabar se espalhando pelo organismo. Por isso, o ideal é tratá-la assim que surgirem os primeiros sintomas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

[instagram-feed]