Primeiros socorros: aqui está o que você precisa saber

Primeiros socorros aqui está o que você precisa saber

O segundo sábado de setembro é o Dia Mundial dos Primeiros Socorros e queremos que você tenha as informações mais importantes sobre essa atividade que pode salvar até 90% das vidas quando uma situação de emergência acontece. É necessário que todos tenham conhecimentos básicos para agir em qualquer situação dessa, que pode ocorrer a qualquer momento.

Os primeiros socorros referem-se ao atendimento emergencial ou imediato quando surge uma situação inesperada e alguém é ferido ou fica doente. Estes primeiros socorros devem ser providenciados até que haja uma atenção médica completa.

Situações de primeiros socorros

Para situações menores, o atendimento de primeiros socorros pode ser suficiente. Para condições mais graves, a intervenção de primeiros socorros deve ser providenciada até que se disponha de cuidados mais especializados.

A decisão de agir adequadamente com primeiros socorros pode significar a diferença entre a vida e a morte. Por esta razão, todos devem estar preparados para servir em uma emergência e ser capazes de cuidar dos necessitados em tempo hábil. O mais importante ao intervir nos primeiros socorros é estar pronto para ajudar, estar pronto para intervir da maneira correta e assim evitar que a situação se torne mais complicada.

Ações a serem tomadas

Tenha em mente 3 prioridades ao prestar cuidados a uma pessoa afetada:

O ferimento afetou a consciência da pessoa?

Como primeiro ponto, verifique se a pessoa está consciente e responde prontamente a estímulos táteis e verbais. Pergunte a ela em voz alta se está bem e se ela mantém o olhar fixo em resposta ao seu chamado. Se ela responder, mas parecer um pouco confusa, faça 3 perguntas simples:

  1. Você sabe onde você está?
  2. Você sabe o que aconteceu com você?
  3. Você se lembra do seu nome completo?

A partir de sua resposta, você pode verificar se ela teve uma concussão ou se está apenas um pouco desorientada. Dê a ela tempo para se recuperar e monitorar seus movimentos. Se não responderem aos estímulos de chamada e táteis, a pessoa está inconsciente e é necessário passar para a segunda etapa, que é verificar sua respiração.

Ela está respirando normalmente?

Verifique se o fluxo de ar está normal, você pode verificar isso de 3 maneiras:

  • Veja se seu peito sobe e desce com o movimento pulmonar;
  • Ouça acima da boca e o nariz dela para sons respiratórios;
  • Sinta o fôlego dela contra sua bochecha por 10 segundos.

Se você tiver verificado que a pessoa está respirando normalmente, deixe a pessoa na posição em que se encontra e espere por ajuda especializada. Se estiverem em uma posição que não lhes permita respirar bem, coloque-os suavemente de costas e abra suas vias aéreas.

Para abrir a via aérea, coloque uma mão na testa da pessoa e incline suavemente a cabeça para trás, levantando a ponta do queixo com 2 dedos. Isto permite o fluxo de ar, afastando a língua da parte de trás da garganta.

Tem pulso?

Se a pessoa não estiver respirando normalmente, ou seja, tiver ofegantes repentinos e irregulares, e seu pulso não for detectável, ela pode estar em choque e as compressões torácicas devem ser realizadas imediatamente. Isso pode impedir a parada cardíaca. Você deve fazer isso até que chegue a ajuda médica de emergência.

Recomendações gerais para primeiros socorros

Esteja ciente de todas as situações ou condições ambientais que possam ser potencialmente perigosas para você e para as pessoas com quem você vive em casa, no escritório ou nos lugares que você frequenta.

Ao prestar os primeiros socorros, confirmar o estado de saúde e a condição da pessoa a ser tratada. Se for uma criança, uma pessoa idosa, uma mulher grávida, toda essa análise é necessária para saber como intervir.

Se for uma pessoa consciente, pergunte se ela tem alguma condição de saúde importante antes de ajudá-la ou utilizou uma sobredosagem de medicamentos, como antidepressivos, comprimido de cialis, anti hipertensivos, remédios aos quais possui alergia, etc.

Lembre-se que em primeiros socorros o mais importante é que as condições no momento são seguras para você e para a pessoa que você está ajudando. Não faz sentido ajudar outra pessoa, se ambos estiverem possivelmente feridos ou doentes, será uma situação duplamente complicada.

Lembre-se de que, em geral, é essencial que você esteja sempre em boa saúde física e mental, de modo que se alguma vez for capaz de ajudar, ou mesmo enfrentar uma situação difícil, você terá uma chance maior de sair dela com segurança.

Caso você precise, ligue para emergência: disque 192 para o SAMU ou ligue para o pronto socorro do seu plano de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

[instagram-feed]